24 setembro 2013

Pontos Turísticos de Berlim!

Berlim... Sua linda!

Uma das coisas mais legais de caminhar por Berlim é que todo lugar que você visita tem uma história incrível por trás!  Seja ela boa ou ruim.

Não é raro encontrar paredes, pontes e construções antigas repletas de marcas de tiros. É impressionante ver como uma cidade que passou por tantas coisas  turbulentas possa ter se tornado essa beleza toda.

Um dos casos é o Alexanderplatz. A praça que antigamente era alvo de bombardeio na segunda guerra mundial, hoje é um dos pontos turísticos mais conhecidos daqui. É na Alexanderplatz que se encontra o famoso relógio mundial que o meu pai tanto gosta!



Do lado do relógio tem um chafariz bem bonito (que eu não sei pq raios nós não tiramos foto!), que simboliza "a paz entre povos". Outra coisa legal na Alexanderplatz são os vendedores ambulantes do famoso cachorro quente da alemanha: O bratwurst! Ele só vem a salsicha, ketchup e mostarda. O Douglas achou muito forte, mas eu achei bem saborosa. O melhor de tudo é que não tem cominho! Uhuuul! ;D


Outro lugar que é parada obrigatória pra quem está "turistiando" como nós é o Brandenburger Tor:


Ele foi o único que restou, dos 15 portões de entrada e saída da cidade.
Uma coisa que percebi foi que aqui em Berlim, todas as janelas de todos os metrôs sao enfeitadas com adesivos do Brandenburger Tor.



Eu e o Douglas queríamos muito ver o muro de Berlim. Procuramos no mapa e descobrimos que haviam vários pedaços espalhados pela cidade, mas o mais próximo era perto Checkpoint Charlie. Perfeito! Já víamos dois pontos de uma vez!

O Checkpoint Charlie era uma fronteira entre o domínio soviético e o americano. Era lá que  algumas pessoas privilegiadas ganhavam permissão para passar do lado oriental para o ocidental de Berlim, e ele funcionou até 89, quando o muro finalmente caiu e eu vim ao mundo! hahaha



Aproveitamos pra tirar foto com os soldados e eles carimbaram nossos passaportes com os carimbos de antigamente. Agora eu tenho uma página inteira do meu passaporte carimbada, gente! Quanta emoção! =P




Ok. Passaportes carimbados, podemos continuar!


Chegamos no pedacinho do muro. Mas, quando chegamos lá, nos deparamos com um certa "galeria".

Esse pedacinho fica em um lugar chamado "Topografia do Terror", um memorial à céu aberto com fotos e documentos sobre a época. É um lugar ruim, com um clima MUITO pesado, todo cinza e triste. E não é pra menos, pois esse memorial fica onde era antigamente o escritório onde os nazistas planejavam e organizavam o holocausto.


Claro que é uma exposição interessante historicamente falando, mas eu e o Douglas não quisemos caminhar pela Topografia do Terror porque acreditamos que não iria nos acrescentar nada de bom. Resolvemos apenas observar o muro. É inacreditável pensar que aquele pedacinho de parede separou tanta coisa.



Como eu disse antes... Tudo aqui em Berlim tem uma história interessante por trás... Seja ela boa ou ruim.


Mas de todos os pedaços do muro espalhados por Berlim, NADA se compara ao East Side Gallery!

Ao contrário da Topografia do Terror, o East Side Gallery é tudo menos cinza! É mais de um quilômetro do muro que foi transformado numa verdadeira galeria de arte ao ar livre.

São 105 pinturas de artistas do mundo todo e eu fui pesquisar pra saber o que significavam todas aquelas pinturas, e descobri que elas "documentam um tempo de mudanças e expressam a euforia e a esperança de um futuro melhor e livre para todas as pessoas do mundo.". Achei tao lindo!


É uma vibe bem mais legal que a da Topografia do Terror, com certeza! Eu e o Douglas, quando passamos por lá, estávamos com muita pressa, mas voltaremos outro dia com calma pra olhar melhor cada pintura. É lindo! Um passado de tristeza num presente de beleza! ♥



Existe um lugar aqui em Berlim que é simplesmente fantástico! A "Ilha dos Museus". Com o Rio Spree em volta dela, a ilha contém 5 museus incríveis que eu e o Douglas tivemos o privilégio de visitar cada um! São eles: Museu Pergamon, Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie e Museu Bode. Na foto, o centro da ilha e alguns dos museus:






Outro ponto turístico muito legal que tem na ilha dos museus é o "Berliner Dom", ou simplesmente a catedral de Berlim :D

Ela é linda e enorme!
Falei pro Douglas que eu queria casar ali, mas o Douglas disse que só se ele ganhasse na mega sena algumas vezes =P



Também tem o Lustgarten, um parque bem agradável com um monte de gente deitada na grama descansando, dormindo, tipo na UFSC quando tem show na concha acústica, sabe? hahahaha


=)






Mas enfim...
Esses foram alguns dos pontos turísticos que eu e o Douglas visitamos, mas ainda faltam muitos!
Espero que vocês estejam gostando!


Até a próxima =)


07 setembro 2013

Primeiras impressões de Berlim!

Genteeee, tá difícil de arranjar um tempinho pra escrever aqui, viu? Mas vamos lá!

Quando resolvemos colocar os pés pra fora do hotel, tudo o que eu esperava era encontrar uma Berlim loira, de olhos claros e muito, muito séria. Mas, ao contrário de tudo o que eu imaginava, encontramos pessoas de todos os tipos, corpos, culturas, línguas e cabelos diferentes! Foi muito comum encontrarmos pessoas de cabelos multi coloridos andando pela rua e sem atrair nenhum tipo de olhar negativo. Aqui, ir no mercado e ver que a pessoa que trabalha no caixa tem cabelo verde, piercings por todo o rosto e um alargador enorme na orelha nao é nada raro! O cenário alternativo aqui é forte e as pessoas realmente parecem nao se importar nem um pouco com a forma que você está vestido.

Os costumes sao muito diferentes! E sao os pequenos detalhes que me chamam mais atençao. Por exemplo, as pessoas aqui sao extremamente silenciosas. Seja na rua, na feira e até mesmo no metrô, o silêncio predomina.

Sao todos muito regrados e chega a ser engraçado as pessoas esperando para atravessar, sem carro nenhum passando. Eu e o Douglas estamos tentando nos policiar para nao ir no reflexo e atravessar no sinal vermelho. Geralmente, quando alguém atravessa, é turista. E recebe algumas olhadas de desaprovaçao... E se você der o azar de ter um policial olhando bem na hora, adivinhem... Multa!

Também é preciso tomar cuidado para nao ser ATROPELADO POR UMA BICICLETA! Aqui, elas passam voando! E é muita bicicleta mesmo! Mas é só nao caminhar pela ciclovia, que dá tudo certo. Aqui, as bicicletas seguem as mesmas leis de transito dos carros, ou seja, elas também precisam parar no sinal vermelho e seguir todas as regras. Em alguns lugares, é comum encontrar semáforos com sinal para bicicleta.



Se adaptar com o novo horário também nao é muito fácil. Confesso que demorei em torno de três
dias pra me acostumar.
Mas até isso nos trouxe coisas boas!
Devido a toda essa confusao do fuso horário, acabamos conhecendo um recepcionista do hotel que trabalhava apenas de madrugada. Ele era um alemao bem moreno, com cara de latino, mas com olhos puxados! E a simpatia em pessoa! Ficou empolgadíssimo quando soube que eramos brasileiros e nos contou que ano que vem irá visitar o Rio ou Salvador, para conhecer o carnaval. Ah, e ele simplesmente nao se conformava que nós morávamos em uma ilha! Tanto é que na noite seguinte, quando ele nos viu, saiu correndo falando com o seu inglês carregadíssimo: "Gente! Ontem a noite eu pesquisei sobre Florianópolis e realmente é uma ilha!!!". Foi muito engraçado!

Mas como nenhum lugar é perfeito, logo nos primeiros dias já nos deparamos com algo que aqui é realmente ruim... A COMIDA!

Gente, o que esses alemaes tem na cabeça? Carne de canguru? Suco de repolho? Cominho em tudo? E, como ainda nao estávamos no nosso apartamento e nao tinhamos como cozinhar num quarto de hotel, o que nos restava era fast food.

E agora você vai falar "aaah, mas fast food é gostoso!".
E eu vou te responder "É bom quando nao está entupido de cominho, mostarda, pimenta e... mais cominho!"

Sim, até no mc donalds. E na pizza também. E na macarronada. E em tudo.
O Douglas já estava até com medo de comprar uma Coca Cola e ela ser "sabor cominho"!

Se tem uma coisa que quando eu voltar pro Brasil eu nao vou querer ver nunca mais é esse raio desse tempero!


=P


Ao longo dos dias, visitamos muitos pontos turísticos. Mas isso fica pro próximo post!
Beijos e até a próxima!